Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22973
Título: “As gay, as bi, as trans e as sapatão estão todas organizadas para fazer revolução”: uma revisão bibliográfica da emergência do movimento LGBT no Brasil e na Paraíba (1980-2000)
Autor(es): Lopes Junior, Luiz Gervazio
Palavras-chave: Movimento LGBT
Diversidade sexual
Historiografia
Gênero
Data do documento: 30-Nov-2020
Resumo: O presente artigo busca evidenciar os elementos que tornaram possível a emergência do Movimento do Espírito Lilás (MEL) na Paraíba problematizando articulações entre o recente Movimento Homossex ual Brasileiro ( e o interc âmbio de saberes que proporcionou novos olhares e sensibilidades para corpos até então esquecidos pelos Movimentos Sociais sobretudo de caráter revolucionário . Nesse sentido utilizaremos da revisão bibliográfica para analisar as pesquisas e produções já existentes sobre o movimento LGBT (GREEN, 2019; QUINALHA, 2018; FERNANDES, 2018) bem como com as pesquisas sobre as experiências de organização dos grupos no Estado da Paraíba (SANTANA, 2020; OLIVEIRA, 2017). O recorte cronológ ico inicia com a descentralização do grupo Somos de São Paulo provocando a centralização no eixo Rio Nordeste, além da emergência do Nós Também e finaliza nos anos 2000 com o s complexo s jogos políticos pelo qual passou o MEL . Este trabalho busca também apo ntar lacunas na historiografia sobre o Movimento LGBT na Paraíba a fim de propor novos caminhos e discussões possíveis a esses corpos políticos (des)organizados.
Descrição: LOPES JUNIOR, Luiz Gervazio. “As gay, as bi, as trans e as sapatão estão todas organizadas para fazer revolução”: uma revisão bibliográfica da emergência do movimento LGBT no Brasil e na Paraíba (1980-2000). 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22973
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFD - Luiz Gervazio Lopes Junior.pdfTCC - Luiz Gervazio Lopes Junior669.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo para biblioteca [assinado].pdfTermo de Depósito - Luiz Gervazio Lopes Junior340.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.