Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22990
Título: Impactos da desapropriação para a comunidade do Distrito de Pedro Velho - Aroeiras - PB
Autor(es): Barbosa, Jaciene Marques
Palavras-chave: Desapropriação
Impactos sociais
Impactos econômicos
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos da desapropriação para a comunidade do Distrito de Pedro Velho-Aroeiras-PB, sendo relevante na obtenção de informações quanto aos impactos sociais e econômicos causados pela desapropriação, sob a ótica das famílias desapropriadas. A metodologia utilizada corresponde a uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Para a coleta de dados optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com oito moradores que passaram pelo processo desapropriatório. A técnica empregada para análise dos dados foi a análise de conteúdo, com grade fechada contendo seis categorias distribuídas entre as dimensões social e econômica. Quanto aos resultados observou-se que na dimensão social, o quesito habitacional obteve melhorias após a desapropriação, em contrapartida as categorias referentes à saúde e educação e emprego e rendimento sofreram impactos negativos com a desapropriação. Já em relação à dimensão econômica, os quesitos produção e consumo apresentaram retrocessos após o processo desapropriatório, e quanto à situação econômica foi constatado que os moradores não conseguiram restabelecer a mesma situação após a desapropriação, mas que atualmente já encontra-se em uma condição melhor do que a que tinham antes do processo. A desapropriação gerou impactos positivos e negativos à população do Distrito de Pedro Velho, prevalecendo a ocorrência de impactos negativos, sobretudo, na dimensão econômica. No entanto, atualmente, grande parte dos impactos gerados pela desapropriação foram sanados.
Descrição: BARBOSA, J. M. Impactos da desapropriação para a comunidade do Distrito de Pedro Velho - Aroeiras - PB. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22990
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaciene Marques Barbosa.pdf636.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.