Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria Jaquelanie Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T11:07:22Z | - |
dc.date.available | 2021-02-08T11:07:22Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 S237b | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22996 | - |
dc.description | SANTOS, Maria Jaquelanie Alves Santos. A BNCC na Educação Infantil: processos de implementação em escolas do município de Boqueirão- PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo está inserido no contexto da Educação Infantil (EI) e objetiva investigar como está acontecendo a implementação da Base Nacional Comum Curricular nas Instituições de Educação Infantil no Município de Boqueirão - PB, tendo em vista que o documento é de caráter normativo e obrigatório em todo o país. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa, a partir do estudo de caso, em que realizamos um questionário com professoras que atuam na Educação Infantil no município de Boqueirão. Para tanto, recorremos a autores como Oliveira (2010), Amorim (2010), Macêdo e Dias (2015) e análises de documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8069/1990. Como principais conclusões, constatamos que não houve um momento para estudo e reflexão acerca da BNCC nas escolas, mesmo que sua implementação seja obrigatória. Foram disponibilizados às professoras da escola pública, pela Secretaria Municipal de Educação, apenas alguns materiais para estudo individual. Na rede particular de ensino não foi possível identificarmos, a partir da análise dos discursos das professoras entrevistadas, se houve alguma formação promovida a respeito do novo documento. Há uma carência de discussão/reflexão sobre currículo na EI, sendo a BNCC fundamental para as docentes refletirem sobre suas práticas e ressignificá-las, adequando-as às necessidades das crianças, que devem ser o centro do planejamento, visto que são produtoras e produtos da cultura. Portanto, suas vozes e culturas infantis precisam ser valorizadas no currículo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A BNCC na Educação Infantil: processos de implementação em escolas do município de Boqueirão-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF JAQUELANIE .pdf | TCC -MARIA JAQUELANIE ALVES SANTOS | 523.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO 2021.pdf | TERMO DE DEPÓSITO - MARIA JAQUELANIE ALVES SANTOS | 61.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.