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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Gomes, Josineide Leite da Nóbrega | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T23:37:20Z | - |
dc.date.available | 2021-02-08T23:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 896 G633t | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22997 | - |
dc.description | GOMES, J. L. da N. “Tio, mi dá só cem”: a representação da Infância marginalizada na narrativa literária angolana Pós-colonial sob o olhar de João Melo; 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras Português). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aponta de forma sucinta o cenário angolano pós-colonial que influenciou a escrita literária angolana e mostra a representação da infância através do conto “Tio, mi da só cem”, do escritor e jornalista angolano João Melo, publicado na coletânea Filhos da Pátria (2001). A narrativa do conto acontece em Luanda, capital de Angola, e apresenta um contexto pós-independência assolado por problemas sociais, políticos e econômicos, expondo a vida de um jovem órfão, que teve a mãe morta e o pai dado como desaparecido durante a guerra civil. O menino foge para a capital, onde passa a sobreviver nas ruas, assaltando e catando lixo para se alimentar. Ele faz uma denúncia à violência da qual se diz vítima, pois foi submetido à marginalização e ao abandono, mesmo contra sua vontade. Observa-se neste conto a denúncia da vida precária que as crianças de Angola levavam e ainda levam. Estas crianças, que deveriam representar o futuro da nação, vivem, na verdade, em situações subumanas, desde cedo convivendo com a fome e a injustiça diariamente. Ao representar o cenário de violência e criminalidade do contexto contemporâneo de Angola, a narrativa do autor também exemplifica um processo importante de crítica na literatura nacional. Acredita-se que, paralelamente, as críticas presentes neste conto acendam sentimentos de esperança trazidos por essas reflexões através de sua leitura, tocando a sensibilidade humana para promover ações de assistência realmente eficazes, embora o que transpareça seja uma visão pessimista da sociedade retratada. Assim, a literatura angolana constitui-se também como um instrumento de humanização, uma vez que contribui para uma reflexão ampla acerca da concepção de mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Rosângela Maria Soares de Queiroz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura angolana | pt_BR |
dc.subject | Período Pós-Colonial | pt_BR |
dc.subject | Representação da infância | pt_BR |
dc.subject | Conto angolano | pt_BR |
dc.title | “Tio, mi dá só cem”: a representação da infância marginalizada na narrativa literária angolana pós-colonial sob o olhar de João melo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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