Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23004
Título: Pedro de Andrade e o cultivo das raízes por ele elegidas em 1981 para a cidade de Aroeiras/PB: uma análise historiográfica
Autor(es): Araújo, Laiza da Rocha
Palavras-chave: Aroeiras - Paraíba
Historiografia
Identidade
Narrativa histórica
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: A finalidade do seguinte trabalho é analisar de maneira historiográfica a obra Aroeiras Sua História feita pelo memorialista Pedro Paulo de Andrade no ano de 1981 que de maneira pioneira elencou e narrou os fatos que marcaram Aroeiras desde a sua colonização. Pretende-se entender através dessa análise as motivações de Pedro de Andrade em construir essa narrativa que voltada ao âmbito da “história oficial” que conhecemos perpetuou-se como uma identidade aroeirense. Aqui precisaremos observar o seu lugar social e como ele se põe em sua própria escrita, os personagens e eventos que ele escolheu para registrar a história da cidade, onde o título carrega em si uma abrangência, mas o conteúdo da obra prende-se as escolhas tendenciosas do autor, restando-nos informações importantes sobre o município e na mesma medida dados dos vultos heroicos que pouco participaram da construção de Aroeiras. Para isso trabalharemos com o conceito de identidade através de Stuart Hall (2006) e com Roger Chartier (1990; 1991) o conceito de representação, pois aqui entendemos esses dois aportes intimamente interligados, além de Sandra Jatahy Pesavento (2008) para pensarmos memória. A fonte primordial é o livro Aroeiras Sua História, que pertence a trilogia de Pedro de Andrade sobre Aroeiras.
Descrição: ARAUJO, Laiza da Rocha. Pedro de Andrade e o cultivo das raízes por ele elegidas em 1981 para a cidade de Aroeiras/PB: uma análise historiográfica. 2020. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23004
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LAIZA ROCHA ARAÚJO - FINALIZADO.pdfTCC - LAIZA ROCHA ARAÚJO2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito - laiza r araujo.pdfTermo de depósito - LAIZA DA ROCHA ARAÚJO322.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.