Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23015
Título: Memórias de ontem realidades do hoje: da ocupação dos Brotos às transformações sociourbanísticas do Bairro Itararé (Campina Grande-PB)
Autor(es): Costa, Mariana Karina de Araújo
Palavras-chave: Requalificação urbana
Campina Grande- PB
Transformação sociourbanística
Memória
Data do documento: 9-Dez-2020
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender o processo de requalificação urbana ocorrido no bairro Itararé na cidade de Campina Grande (PB), a partir do recorte da leitura que realizam os antigos moradores do bairro, partindo da seguinte problematização de pesquisa: quais as percepções dos antigos moradores acerca desse lugar? Como identificam mudanças ocorridas e os principais impactos ocasionados por elas? Para tanto, fizemos uso da abordagem qualitativa, dos processos sociológicos da Análise do Discurso e da Sociologia da Imagem, recorrendo, assim, à fotografia para entender as transformações ocorridas no bairro estudado. A pesquisa teve por método da coleta de dados a observação direta, pesquisa de campo e por técnica a Entrevista Semiestruturada. As bases teóricas do artigo tratam dos conceitos de segregação, autossegregação e requalificação urbana. Quanto aos resultados observa-se que os investimentos públicos e privados voltados para o bairro modificaram a dinâmica e a valorização do uso e da ocupação do solo urbano dessa área, anteriormente periférica, e hoje um dos mais caros solos da cidade. Para além das transformações físicas, cabe destacar as modificações socioeconômicas do bairro e os impactos ocasionados nas sociabilidades de seus antigos moradores com o enfraquecimento das relações socioespaciais.
Descrição: COSTA, M. K. de A. Memórias de ontem, realidades do hoje: da ocupação Brotos às transformações sociourbanísticas do Bairro itararé (Campina Grande- Paraíba). 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23015
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Mariana Karina.pdfPDF- Mariana Karina de Araújo Costa1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO.pdfTermo de Deposito66.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.