Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23021
Título: Desenvolvimento de simulação do problema dos n-corpos para ensino de gravitação com Maple
Autor(es): Moreira, Antonio Lucas Araújo
Palavras-chave: Ensino de Física
Gravitação
Software Maple
Simulação
Data do documento: 6-Nov-2020
Resumo: Os computadores são ferramentas de importância fundamental para o desenvolvimento científico que têm ganhado relevância também para a educação. Uma das principais formas de utilizar os recursos computacionais no ensino de física é criar simulações de fenômenos físicos. Partindo disso, utilizou-se o software de computação algébrica e numérica Maple para simular o problema dos n-corpos da gravitação considerando massas pontuais e poucos corpos. Dado que a gravidade é descrita através de vetores, foi feita uma revisão dos conceitos básicos de geometria analítica necessários para criar um modelo de sistema gravitacional. Também foi feito um levantamento dos recursos e características do software utilizado para criar a simulação. Como resultado preliminar, foi desenvolvida uma sub-rotina de cálculo de forças gravitacionais instantâneas e gerado um gráfico de pontos e vetores. Tomando esta sub-rotina como ponto de partida, o cálculo da simulação envolveu uma aplicação direta da lei da gravitação universal de Newton a intervalos de tempo fixos para gerar uma animação. Analisou-se a eficácia da simulação aplicando os dados orbitais do sistema Terra-Lua à rotina e verificou-se que o período da órbita simulada foi muito próximo do período real.
Descrição: MOREIRA, A. L. A. Desenvolvimento de simulação do problema dos n-corpos para ensino de gravitação com Maple. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23021
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Lucas Araujo Moreira.pdfAntonio Lucas Araujo Moreira2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito788.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.