Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23024
Título: Panorama da Radioatividade: da descoberta até as aplicações atuais
Autor(es): Lopes, Samuel Batista
Palavras-chave: Radioatividade
Física Nuclear
Energia Nuclear
Raios X
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: A radioatividade não é uma área que recebe grande destaque nos estudos acadêmicos, apenas para quem segue a pesquisa nesse campo. Assim, muito do que se conhece dela é através dos grandes desastres que ocorreram na história, como a bomba atômica usada na Segunda Guerra Mundial e acidentes nucleares como o ocorrido em Chernobyl. Mas, a radioatividade vai muito além disso, ao longo da história vários pesquisadores contribuíram para o seu estudo, e em pouco tempo das descobertas já se iniciaram aplicações diretas na sociedade como o caso dos raios X, utilizados na medicina. Suas aplicações, atualmente, são em diversas áreas como na medicina que é utilizada para diagnósticos e tratamentos, podendo ser vital para uma pessoa com câncer. Assim como, na produção de energia nuclear que abastece a matriz energética de alguns países, tendo a possibilidade de ser no futuro uma energia limpa através da fusão nuclear. Entretanto, deve-se ter cuidado na sua utilização pois os materiais radioativos liberam radiação que pode causar graves danos ao corpo humano, inclusive pode levar a morte. Então, a radioatividade é uma área que precisa ser conhecida, pois muitas coisas do nosso cotidiano estão diretamente ligadas a ela.
Descrição: LOPES, S. B. Panorama da Radioatividade: da descoberta até as aplicações atuais. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23024
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samuel Batista Lopes.pdfSamuel Batista Lopes1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfTermo de depósito465.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.