Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23032
Título: Jogos e brincadeira: o uso da ludicidade no ensino étnico-racial
Autor(es): Duarte, Alyrian Carolina da Silva
Palavras-chave: Ludicidade
Lei 10.639/03
Educação étnico-racial
Prática Pedagógica
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância dos jogos e brincadeiras para a promoção da diversidade étnica no espaço escolar, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e reutilização deste método lúdico para a afetividade e coletividade. Este estudo partiu de uma experiência no estágio supervisionado percebendo a necessidade de pesquisar o papel do professor e suas práticas no combate ao racismo através da ludicidade na educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida em uma creche localizada na cidade de Lagoa de Dentro-PB. Como sujeitos da pesquisa tiveram os/as estudantes do pré II desta instituição. Este trabalho está fundamentado em alguns teóricos como: Munanga (2005), Santos (1990), Santomé (2009), Mattoso (1982), Tobias (1972), Moacy (1940), Comas (1970), Ribeiro (1995), Beato (1998), Freire (1987), Fonseca (2002). A pesquisa desenvolvida foi a “pesquisa ação” nela foi aplicado atividades de conscientização aos alunos através da ludicidade. A mesma proporcionou ao pesquisador a reflexão da ação docente e a construção de identidade da criança, foi um momento de grande aprendizado, pois os resultados desta pesquisa foram de suma importância, visto que ocorreu de forma positiva e satisfatória, quebrando assim todo paradigma de racismo. Podemos perceber ao final do trabalho o quanto a escola pode influenciar no desenvolvimento étnico e cultural das crianças, mostrando-as não só os conteúdos didáticos, mas, também conteúdos que irão levar para toda sua vida em sociedade e isso sendo passado através do ensino lúdico, importante ferramenta para o aprendizado infantil.
Descrição: DUARTE, Alyrian Carolina da Silva. Jogos e brincadeiras: o uso da ludicidade no ensino étnico-racial. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23032
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alyrian Carolina da Silva DuartePDF - Alyrian Carolina da Silva Duarte1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.