Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23035
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Claudia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-22T20:01:50Z | - |
dc.date.available | 2021-02-22T20:01:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23035 | - |
dc.description | GOMES, C. P. Do alfabetizar ao alfabetizar letrando: um salto qualitativo. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da reflexão do professor e dos conhecimentos teóricos sobre alfabetização e letramento adquiridos durante a formação inicial no curso de Pedagogia para a transformação da prática pedagógica de professores alfabetizadores, principalmente, quando estes se encontram em processo inicial na docência. Evidenciamos também, como a prática dos professores experientes influencia na atuação dos professores iniciantes, e como estes fazem uso dos seus próprios conhecimentos para aperfeiçoar sua prática. Com este fim, apresentamos o relato de uma experiência vivenciada com uma turma de 3° ano de ensino fundamental (ciclo de alfabetização) composta por 18 (dezoito) educandos com faixa etária entre 8 e 10 anos de idade, em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Queimadas-PB, no ano letivo de 2018. Neste relato, demonstramos quais metodologias foram utilizadas no inicio do trabalho de alfabetização com a turma e quais mudanças metodológicas ocorreram após a aquisição dos novos conhecimentos, apresentando o percurso do professor para partir de uma prática tradicional de alfabetização para a prática do alfabetizar na perspectiva do letramento. Discorremos, então, sobre a formação de professores, os métodos tradicionais de alfabetização, os estudos da psicogênese da língua escrita, tradicionalmente tratada de teoria construtivista, os estudos sobre o surgimento do termo letramento, e suas consequencias no processo de alfabetização no Brasil. Utilizamos como embasamento teórico para a elaboração deste trabalho autores, nos quais destacamos André (1999), Ferreiro (1995), Fortunato (2018), Marcuschi (2010), Leal (2007), Morais (2012), Mortatti (2000, 2006), Albuquerque (2007), Soares (2003, 2009, 2016), Tardif (2012). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Cristina Sales Cruz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Do alfabetizar ao alfabetizar letrando: um salto qualitativo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- CLAUDIA PEREIRA GOMES.pdf | PDF- CLAUDIA PEREIRA GOMES | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TERMO DE DEPÓSITO.pdf | TERMO DE DEPÓSITO | 490.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.