Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23043
Título: O movimento abolicionista na historiografia sobre a escravidão na Parahyba: a cidade de Areia-PB no final do século XIX (1873-1888)
Autor(es): Cavalcante, Allan Marcus Gomes
Palavras-chave: Movimento Abolicionista
Ação Emancipadoras
Cidade de Areia
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: O nosso propósito neste trabalho é analisar a historiografia sobre a escravidão na Parahyba do Norte, precisamente na cidade de Areia-PB; pois nessa cidade ocorreu a ação emancipadora para escravizados no final do século XIX, entre o período de (1873-1888) onde houve uma ação do movimento abolicionista que adentrou no interior saindo da esfera nacional, passando a fazer parte dos clubes e chegando as ruas e envolvendo a população livre e escravizada na causa abolicionista. Esse questionamento surge a partir da Associação Emancipadora que foi um movimento formado por segmentos sociais liberais da sociedade, o que deixa a entender que os escravizados não foram sujeitos de sua liberdade e história. Mas havendo outros mecanismos de liberdade utilizados pela gente negra cativa e liberta no final do século XIX que agora estão sendo descobertos em novos estudos e pesquisas. Assim revisamos e dialogamos com os antigos historiadores e pesquisadores da atualidade, que revelaram muitos mecanismos de liberdade do final do século XIX, antes mesmo da Lei Áurea.
Descrição: CAVALCANTE, Allan Marcus Gomes. O movimento abolicionista na historiografia sobre a escravidão na Parahyba: a cidade de Areia-PB no final do século XIX (1873-1888). 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23043
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allan Marcus Gomes CavalcantePDF - Allan Marcus Gomes Cavalcante887.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.