Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23049
Título: O riso impingido nos ideais de Don Quijote: reflexões sobre a comicidade na obra cervantina
Autor(es): Farias, Allisson Sales de
Palavras-chave: El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha (Novela)
Gênero comédia
Miguel de Cervantes
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: O presente artigo tem como finalidade averiguar, em algumas passagens significativas do cavaleiro andante Don Quijote de la Mancha– em sua aventura na obra de Miguel de Cervantes –, como se interpreta a comicidade embutida em seus desejos de justiça e de generosidade, com enfoque nos conceitos históricos sobre o aspecto da comédia. O trabalho está dividido em três partes: em primeiro plano, procura-se, num passeio histórico, entender como Aristóteles aborda o gênero comédia desde a Grécia Antiga; em segundo, apresentamos as declarações de autores que tratam da comicidade em uma visão mais contemporânea e; por fim, mesclamos as teorias aos recortes da obra, acerca dos ideais quijotescos, o que nos oportuniza abranger a temática dos efeitos cômicos de modo singular. Para tanto, se faz necessário explorar os conceitos de teóricos renomados, como Aristóteles (2001), Lope de Vega (2003), Bergson (1983) e Unamuno (2017), os quais embasam nossas considerações interpretativas sobre os aspectos cômicos e a questão do riso, em meio à perspectiva fantástica do protagonista da obra cervantina. Nesse sentido, em nossas conclusões, frisamos a transgressão que esse personagem admite pontuar, por seus valores humanísticos em detrimento ao escárnio dos leitores/espectadores, e dizer da relevância desse estudo para com o meio acadêmico. Assim, dispomos de um estudo embrionário no que se refere à potencialização dos efeitos cômicos numa obra tão extraordinária, como é este clássico literário espanhol.
Descrição: FARIAS, A. S. O riso impingido nos ideais de Don Quijote: reflexões sobre a comicidade na obra cervantina. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23049
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allisson Sales de Farias.pdfPDF - Allisson Sales de Farias456.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.