Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23052
Título: Violência de gênero e o crescimento estatístico do feminicídio
Autor(es): Araújo, Adriane Ferreira
Palavras-chave: Violência de gênero
Feminicídio
Patriarcalismo
Invisibilidade
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Alicerçada em uma construção histórica altamente patriarcal, machista e conservadora, a violência contra a mulher cada vez mais se faz presente na sociedade. O trabalho proposto possui como fito a realização de uma análise sociojurídica visando compreender como se perpetua na atualidade o status da supremacia masculina sobre o gênero feminino, com ênfase na legislação brasileira, busca relatar os avanços na defesa da mulher, bem como os pontos precários da lei e a alarmante estatística da violência elencada. Ademais, abrange as dificuldades enfrentadas pelas minorias que são excluídas e marginalizadas socialmente, ou seja, aborda como mulheres afrodescendentes, periféricas e transexuais acabam sendo massacradas ainda mais pelo sistema discriminatório de gênero. Por fim, conclui-se a necessidade de intervenção conjunta do tripé Estado, sociedade e vítima para que assim possa se construir uma sociedade consciente e consequentemente atingir o propósito pretendido, qual seja, a diminuição da violência doméstica. O estudo deu-se com base em pesquisas bibliográficas, sites, livros, revistas, artigos científicos, legislação brasileira e outras fontes de pesquisas.
Descrição: ARAÚJO, Adriane Ferreira. Violência de gênero e o crescimento estatístico do feminicídio. 2019. 30 f. Artigo (Graduação em Direito) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23052
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriane Ferreira AraújoPDF - Adriane Ferreira Araújo505.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.