Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23061
Título: Teorias da migração: um breve estudo dos impactos do fenômeno no município de Passa e Fica – RN
Autor(es): Queiroz, André Ferreira de
Palavras-chave: Migrações
Impactos socioeconômicos
Atração e repulsão
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: Os deslocamentos migratórios levam consequências para os lugares de proveniência e rumo dos migrantes, o que influencia de maneira direta no desenvolvimento das regiões envolvidas. Neste contexto, o presente estudo trata da influencia do fenômeno migratório em Passa e Fica – RN, com o objetivo geral de identificar e analisar os fatores da migração interna em Passa e Fica – RN e seus impactos no crescimento social, econômico e urbano desse município. Para isso, buscou-se subsídios conceituais em bibliografias características sobre migração, empenhando-se em empregar às circunstâncias detectadas por meio de investigação documental e campal, além de entrevistas realizadas com os moradores. Foi constatado que o principal motivo de atração para as localidades de destino foi melhores condições de emprego e sobrevivência e que o principal motivo de repulsão em relação às localidades de origem foi a falta de oportunidade de emprego e sobrevivência, tal como migração com e sem retorno.
Descrição: QUEIROZ, André Ferreira de. Teorias da migração: um breve estudo dos impactos do fenômeno no município de Passa e Fica – RN. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23061
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Ferreira de QueirozPDF - André Ferreira de Queiroz1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.