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Título: A inclusão da criança com autismo: um estudo sobre as barreiras no processo de prática pedagógica no atendimento do autista
Autor(es): Silva, Alderlane Brilhante
Palavras-chave: Autista
Educação
Inclusão
Prática Pedagógica
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: A inclusão da criança com autismo: um estudo sobre as barreiras no processo de prática pedagógica no atendimento do autista, versam sobre as premissas da Educação inclusiva, destacando as interfaces desse processo na prática pedagógica dos professores, desde a educação infantil, sendo assim, têm por finalidade, investigar o processo de construção de uma educação inclusiva, sobre o olhar do fazer docente do professor, como instrumento didático‐pedagógico para oferecimento de uma educação para todos, especialmente as crianças autistas. Este trabalho surge de uma reflexão acerca da oferta de uma educação inclusiva, a qual não apresenta as verdadeiras condições que possibilitem a inclusão dos sujeitos no ato educativo. Assim, esta pesquisa recorre a, BRITO (2004), GOFFREDO (1999), MANTOAN (1997), STAINBACK (1999), FIGEUIREDO (2004) e, outros autores que trabalha nessa mesma perspectiva, como também as diretrizes curriculares nacionais e a legislação vigente, a fim de oferecer um aporte teórico que sustentabilize a temática em estudo. Para a realização da pesquisa, além da busca de um saber bibliográfico que garanta um aprofundamento a respeito do tema, buscou‐se também, por meio de uma investigação de caráter qualitativo e etnográfico, informações através da aplicação de questionários junto, a professores, alunos, pais de alunos, apoio pedagógico e, gestores das escolas urbanas atendidas pela rede municipal do município de Guarabira - PB, que subsidiem e reverende a temática pesquisada.Com a pesquisa, constatou‐se que, mesmo existindo alguns indícios na ação educacional para se construir um ato educativo que inclua os sujeitos com sua diversidade no contexto escolar, não existem um fazer pedagógico alicerçado nos princípios legais e pedagógicos estabelecidos para oferta de uma educação inclusiva. E, ainda foi constatado, que os professores, independente dos anos de ensino, não possuem uma formação adequada capaz de ofertar ao aluno uma docência inclusiva, isso, fruto da ausência de uma formação continuada e permanente, conforme depoimentos dos sujeitos envolvidos na pesquisa. O estudo vem oferecer um leque de discussão referente às facetas presentes no contexto educacional inclusivo do indivíduo autista, as quais, tornam‐se elementos fundamentais na constituição de um ato educativo, que envolva todos os sujeitos na realização da prática de ensinar e de aprender.
Descrição: SILVA, Alderlane Brilhante. A inclusão da criança com autismo: um estudo sobre as barreiras no processo de prática pedagógica no atendimento do autista. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23062
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