Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23065
Título: Algumas dificuldades para implantação de ensino de física especial para surdos
Autor(es): Leite, Renata Lima
Palavras-chave: Ensino de física
LIBRAS
Educação inclusiva
Alunos surdos
Data do documento: 7-Fev-2020
Resumo: A produção desse artigo versa sobre o aprendizado da comunidade surda para atividades que apresentam dificuldades para sua inclusão, como é o caso da Física, assim, o texto engloba os principais desafios e dificuldades no ensino de Física para alunos surdos, tendo em vista que na LIBRAS (Língua brasileira de sinais) não é de domínio de todos os professores e os interpretes nem sempre tem domínio do conteúdo que estão traduzindo, dificultando o entendimento do aluno e consequentemente seu aprendizado. Assim, é possível identificar que a comunidade surda quando se fala de educação, ainda sofre com as deficiências para sua inclusão total, mesmo diante de um cenário de constante evolução da humanidade, e de todas as metodologias para a educação, ainda se verifica a falta de uma pedagogia que seja capaz de suprir de forma eficiente a necessidade dos alunos surdos. O objetivo desse artigo é apresentar uma revisão sobre as dificuldades dos alunos surdos no aprendizado da Física. Tendo como objetivos específicos: entender sobre aprendizagem de LIBRAS para professores do ensino superior; refletir sobre o papel do professor para a educação inclusiva; analisar a prática pedagógica do professor no ensino da Física para o estudante surdo; conhecer as dificuldades dos alunos surdos na aprendizagem da Física. A metodologia foi feita a partir de uma abordagem qualitativa e uma pesquisa bibliográfica de dados, no qual foram feitas pesquisas e sínteses de textos que possibilitaram a construção do trabalho. Outro problema é a falta de intérprete nos ambientes escolares para o suporte dos alunos, o que prejudica os surdos em todas as áreas do saber, além dos intérpretes quase sempre não serem formados na disciplina dificultando a transmissão dos conteúdos e como tal domínio não pode e nem deve ser cobrado dos intérpretes de LIBRAS, fica claro a necessidade, dos próprios professores terem conhecimento da língua de sinais para reduzir esse deficit no aprendizado dos alunos surdos. Conclui-se que os alunos surdos são prejudicados no ensino da Física, isso porque tal disciplina apresenta termos técnicos e científicos que não tem tradução na língua de sinais, sendo necessário adaptação de alguns termos que pode levar a uma compreensão fora do contexto, levando um erro conceitual.
Descrição: LEITE, R. L. Algumas dificuldades para implantação de ensino de física especial para surdos. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23065
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Lima Leite.pdfRenata Lima Leite719.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Deposito.pdfTermo de Depósito2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.