Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23071
Título: | A mente que replica o meme: ambiente escolar e possibilidades didáticas no ensino de história (2018) |
Autor(es): | Araújo, Angêlica Rita de |
Palavras-chave: | Ensino de História Subjetividade midiática Memes |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Resumo: | As transformações tecnológicas disseminadas no século XXI e novas formas de sociabilidade deste mesmo século possibilitaram novas matizes de identidades e subjetividades que ressoam em todas as áreas da vida humana, incluindo o campo educacional, escopo de nossa análise a partir do recorte que propomos. Desta forma, o presente trabalho partindo de fins do século XVIII até sua crise no século XXI, teve como objetivo apresentar a instituição escolar, a subjetividade midiática e a dicotomia geracional inseridas nesse espaço. Para tanto, discute a utilização, criação, transcriação de memes enquanto possibilidade didática no Ensino de História, através da experiência no Estágio de Regência II, resultando na construção de uma aprendizagem significativa. De caráter qualitativo e quantitativo, utilizou como referencial Dussel (2003), Foucault (1987), Sibilia (2012), Schmidt (2011) e resultados de pesquisas a nível nacional, como a TIC Kids Online Brasil (2018) e a Prova Brasil (2017). |
Descrição: | ARAÚJO, Angêlica Rita de. A mente que replica o meme: ambiente escolar e possibilidades didáticas no ensino de história (2018). 2019. 28 f. Artigo (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23071 |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Angêlica Rita de Araújo | PDF - Angêlica Rita de Araújo | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.