Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23075
Título: O cangaço e a representação da mulher independente e guerreira na obra de Rachel de Queiroz
Autor(es): Martins, Alcielis Venâncio
Palavras-chave: Cangaço
Representação Feminina
Maria Moura
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: Neste trabalho de conclusão (TCC) procuramos analisar a imagem da mulher no romance, Memorial de Maria Moura (1992) da escritora brasileira Rachel de Queiroz. Com nossa pesquisa, objetivamos investigar como a mulher está sendo representada no romance supracitado.. Os resultados de nossa pesquisa apontam que a imagem de cangaceira era muito presente nesta narrativa através da obra Memorial de Maria Moura, através da personagem ―Maria Moura‖, ela não aceitava ser submissa a vontade carnal do homem, ela que dava as ordens, ela é que mandava e decidia quando tinha suas vontades de mulher para se satisfizer no momento em que desejava. Assim concluímos nossa pesquisa em analise, que hoje atualmente muitas coisas que há na obra de Rachel de Queiroz, ainda esta em nosso meio sendo representados em nossos cotidianos, como a seca do Nordeste o Banditismo, que ela nos traz é esta presente também em sua obra, onde atualmente acontece com aqueles poderosos, que hoje são os governantes de mais autoridades. A questão da mulher não ser submissa ao homem, ainda existem algumas que são, mas já tem mudado bastante este contexto. Hoje a mulher é independente vive sua vida, decide quem quer ou não para viver consigo, assim como ―Maria Moura‖ decidia quando queria não namorar ou se relacionar. Como procedimento metodológico de nosso trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica, desta forma, a fundamentação teórica de nossa análise baseia-se nos seguintes autores: Albuquerque Júnior (1999), Amado (2006), Bosi (2006), Caminha (2010), César (2010), Domingues (2017), entre outros autores.
Descrição: MARTINS, Alcielis Venâncio. O cangaço e a representação da mulher independente e guerreira na obra de Rachel de Queiroz. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23075
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcielis Venâncio Martins.pdfPDF - Alcielis Venâncio Martins574.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.