Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23077
Título: O religioso e o profano na festa de São João Batista no município de Itapororoca/PB
Autor(es): Cordeiro, Ciliane da Silva
Palavras-chave: Cultura
Religioso
Profano
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a festa de São João Batista na cidade de Itapororoca/PB, na perspectiva da geografia cultural, considerando sua influência no desenvolvimento cultural e social. As festas religiosas como fenômeno cultural, têm sido redescobertas e revitalizadas como um fértil campo de investigação histórica, transcendendo sua visibilidade e revelando crenças e vivências demarcadas por um tempo e uma identidade coletiva. Para discutir a temática traremos um diálogo de autores importantes no que se refere aos estudos da geografia cultural e da geografia da religião, entre eles podemos citar Rosendahl (1997), Claval (1999), Corrêa (1999) e outros. A linha de pesquisa utilizada foi á geografia cultural e da percepção e o método o fenomenológico, sendo a pesquisa feita de maneira descritiva e qualitativa, o trabalho foi elaborado através de referencial de conteúdos teóricos onde foram utilizados livros, artigos, monografias e da pesquisa de campo aliada á observação participante. A pesquisa de campo contou com a participação de entrevistas realizada através de um questionário com perguntas semiestruturadas além da visita ao local de acontecimento da festa do padroeiro. A análise da festa de São João Batista possibilitou compreender a importância que este evento possui para os moradores deste município. A pesquisa contribuiu para mostrar que a festa faz parte da cultura de religião e herança cultural que perdura de geração para geração no município de Itapororoca/PB mantendo viva toda uma história de tradição e religiosidade que mesmo sofrendo algumas mudanças ao passar dos anos continua viva e preservando seus traços de tradição cultural.
Descrição: CORDEIRO, Ciliane da Silva. O religioso e o profano na festa de São João Batista no município de Itapororoca/PB. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23077
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ciliane da Silva CordeiroPDF - Ciliane da Silva Cordeiro2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.