Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23082
Título: As representações geográficas na literatura nordestina: enfoques na obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos
Autor(es): Moura, Cristiane Gomes Simões
Palavras-chave: Literatura
Geografia
Fome
Miséria
Data do documento: 13-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem como foco principal analisar o espaço geográfico através da obra do autor alagoano Graciliano Ramos, em “Vidas Secas”, criando assim uma relação interdisciplinar entre a Geografia e a Literatura regionalista brasileira. O cenário principal da obra é o sertão nordestino, onde uma família de retirante, tenta sobreviver a todo custo da fome, miséria e descaso social. A Geografia Cultural nos deu o suporte teórico e metodológico para a sistematização das idéias que entram na história para analisar e mostrar ao leitor que é possível conhecer a realidade dos nordestinos que habitam os sertões mesmo sem nunca ter ido a esta região, sabendo que as condições climáticas, tais como a falta de chuva, a seca, a desumanização e as desigualdades socioeconômicas, interferem diretamente na maioria das pessoas que vivem e trabalham no Sertão Nordestino. Além de Ramos (ano) como referencial principal e como objeto da pesquisa, bem como, outros autores como: Corrêa (1995). Como afirma Castro (1946), existe uma “Geografia da Fome”, para além da ficção literária. O interesse pela analise geográfica de uma obra literária se deu pelo fato de ela demonstrar com riquezas de detalhes que a miséria tratada na obra não é apenas a provocada pela seca, mas também a miséria imposta pela concentração de poder e riquezas que geram profundas desigualdades socioeconômicas e de oportunidades.
Descrição: MOURA, Cristiane Gomes Simões. As representações geográficas na literatura nordestina: enfoques na obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23082
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Gomes Simões MouraPDF - Cristiane Gomes Simões Moura1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.