Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23089
Título: O lúdico na educação de jovens e adultos: suas conexões com as experiências de estágio supervisionado, PIBID e Residência Pedagógica durante a formação docente em Geografia
Autor(es): Silva, Erica Cabral da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Lúdico
Estágios Supervisionados
Programas
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: A Educação é moldada conforme as transformações que a sociedade passa ao longo dos anos e ela se torna reflexo nos dias atuais ao desse longo processo. Dessa forma, dialogar sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é pensar como está ocorrendo o processo educacional para aqueles que almejam recomeçar e finalizar seus estudos. Pensar em alternativas de ensino que insiram os alunos e os acolha respeitando seus limites é imprescindível nesse processo de readaptação e a permanência desse público na escola. Nesse contexto, pensou-se em incluir o lúdico em algumas aulas como uma forma de contribuição para aprendizagem dos alunos. Com isto, a presente pesquisa visa analisar a importância do lúdico nas aulas de Geografia na EJA correlacionando sua relação com as experiências ocorridas durante os estágios supervisionados, e programas como o PIBID e Residência Pedagógica. Os procedimentos metodológicos foram pautados em análises de dados da Sinopse Estatística da Educação Básica, entrevistas e aplicação de questionários. O embasamento teórico foi pautado em autores e autoras como Carvalho (2002), Piconez (2002), Callai (2003), Paiva (2006), Almeida (2007), Saiki; Godoi (2007), Pires (2008), Enricone (2009), Pimenta (2014), Calado (2016), Dudzic (2016), Negreiros (2017). Houve uma boa aceitação das atividades lúdicas com os alunos, considera-se esse processo como uma possibilidade de tornar o ensino mais significativo.
Descrição: SILVA, Erica Cabral da. O lúdico na educação de jovens e adultos: suas conexões com as experiências de estágio supervisionado, PIBID e Residência Pedagógica durante a formação docente em Geografia. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23089
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erica Cabral da SilvaPDF - Erica Cabral da Silva2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.