Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23091
Título: A dinâmica do espaço urbano: um estudo sobre o conjunto José Marques, Alagoa Grande - PB
Autor(es): Cardoso, Eduardo Alves
Palavras-chave: Espaço
loteamentos
cidades
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: A dinâmica social, a necessidade de organização humana e a busca por meios de sobrevivência, tornam o homem um dos principais agentes modificadores do espaço Geográfico, o presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de transformação da paisagem do Bairro José Marques na Cidade de Alagoa Grande -PB nos últimos dez anos, quais foram as modificações identificadas e os possíveis benefícios e principais problemas destacados durante o processo de modificação desse espaço. O método de análise utilizado, foi o método dialético, onde por meio da observação do espaço pode-se realizar conclusões a respeito da área estudada, foi realizada a pesquisa de campo onde estivemos presentes na área de estudo para a coleta de dados fotográficos e documentais. Foi realizado entrevistas com quatro moradores do loteamento, para investigarmos o valor dos lotes, problemas estruturais iniciais entre outros fatores necessários para a construção da pesquisa, esses entrevistados foram numerados como: morador 1, morador 2, morador 3 e morador 4, respectivamente de acordo com a ordem de entrevista e tempo de moradia no local. Através da presente pesquisa pode-se analisar a modificação no Espaço urbano de Alagoa Grande, desde o início de um terreno transformado em lotes, até a produção de um espaço que exerce influências sobre as modificações da paisagem do município. Dessa forma as modificações no espaço do Conjunto foram ocorrendo de forma gradativa, apesar da elaboração da estrutura em lotes cada proprietário foi responsável por sua construção e pela modificação desse espaço. Por fim, cabe ressaltar, que estas formas de loteamentos e construções são típicas das pequenas cidades, onde o poder público se envolve muito pouco.
Descrição: CARDOSO, Eduardo Alves. A dinâmica do espaço urbano: um estudo sobre o conjunto José Marques, Alagoa Grande – PB. 2019. 32 f. Artigo (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23091
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Alves CardosoPDF - Eduardo Alves Cardoso1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.