Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23092
Título: Análise geoestatística voltada para o planejamento dos poços artesianos de Campina Grande – PB
Autor(es): Oliveira, Emanuel Santos de
Palavras-chave: Águas Subterrâneas
Hidrogeologia
Geoestatística
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: A água é um recurso natural que assume função primordial para a manutenção da vida, mas encontra-se ameaçada. Sendo assim, surge a necessidade do aprofundamento na resolução de problemas inerentes à questão hídrica subterrânea, no intuito de colaborar com o gerenciamento das águas no subsolo. Nesta conjuntura, os estudos Hidrogeológicos são fundamentais na caracterização da qualidade das águas subterrâneas, enquanto a Geoestatística é uma ferramenta indispensável na compreensão das variáveis regionalizadas. Este trabalho tem por objetivo identificar, criar e fornecer informações que poderão auxiliar no planejamento e ordenamento das potencialidades hídricas subterrâneas, de modo específico no município de Campina Grande-PB. A metodologia baseou-se na análise dos índices hidrodinâmicos em poços previamente perfurados que estão contidos no Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS/CPRM) e no acervo da Diretoria de Recursos Minerais e Hidrogeologia (SEIRHMA/PB). Foi possível adquirir um número considerável de amostras, tendo as seguintes variáveis envolvidas e suas respectivas quantidades no momento da coleta: 484 dados da profundidade do nível d’água, 216 dados da vazão específica, 262 dados da vazão após estabilização, 279 dados do nível estático e 218 dados do nível dinâmico. Vale destacar, que o auxílio de ferramentas computacionais, adotadas na fase de gabinete, neste caso os softwares R, Rstudio e Excel, tornaram-se essenciais na organização, análise e apresentação dos dados. Entre os resultados alcançados, podem-se citar: i) o nível d’água dos poços artesianos alcançam uma profundidade média de 42,65 metros; ii) o coeficiente de variação dos dados das profundidades do nível d’água no momento do bombeamento ou nível dinâmico está em torno de 17%; iii) os dados das profundidades do nível d’água sem bombeamento ou nível estático apresentam um desvio padrão de 0,017 em relação à média; iv) o volume de água extraída dos poços tubulares profundos por bombeamento ou vazão específica registra o patamar médio de 0,03 m3/h e; v) a vazão após estabilização concentra seus valores no intervalo entre 0,03 e 4,97 m3/h. Portanto, este trabalho contribui para o entendimento do perfil hídrico da área, fornecendo subsídios diagnósticos das fontes aquosas profundas, em terrenos rochosos cristalinos pré-cambrianos do tipo fissurais.
Descrição: OLIVEIRA, Emanuel Santos de. Análise geoestatística voltada para o planejamento dos poços artesianos de Campina Grande – PB. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23092
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuel Santos de OliveiraPDF - Emanuel Santos de Oliveira3.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.