Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23095
Título: A arte de contar histórias na educação infantil e a formação de futuros leitores
Autor(es): Lima, Edilene Rodrigues de Lima
Palavras-chave: Literatura Infantil
Contação de Histórias
Formação de Leitores
Data do documento: 13-Nov-2019
Resumo: A contação de histórias é essencial para que as crianças possam apropriar-se de um imaginário social, enriquecer seu vocabulário, e aprimorar suas formas de interpretação e comunicação. De modo que, quando mais cedo as crianças tiverem contato com a literatura, e o hábito da leitura de livros passarem a ser algo constante em seu cotidiano, possibilitará que as crianças despertem o prazer pela leitura. Assim, com nossa pesquisa objetivamos refletir sobre as contribuições da arte de contar histórias para a formação de futuros leitores na Educação Infantil. Partindo dessa linha de raciocino, para a realização de nossa pesquisa bibliográfica, utilizamos em nosso aporte teórico, os seguintes autores: Fanny Abramovich (1997), Marly Amarilha (1997), Regina Zilberman (1998), Nelly Novaes Coelho (2000), Bruno Bettelheim (2002), entre outros, além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), visando promover uma maior reflexão acerca da temática a qual está sendo proposta. Os resultados de nossa pesquisa apresentam que a contação de histórias é um recurso necessário e imprescindível para o processo de desenvolvimento da criança, auxiliando-a na formação humana e, por isso deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a memória, a expressividade, o gosto pela leitura, além de contribuir no processo de aprendizagem e socialização da criança.
Descrição: LIMA, Edilene Rodrigues de. A arte de contar histórias na educação infantil e a formação de futuros leitores. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23095
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilene Rodrigues de LimaPDF - Edilene Rodrigues de Lima764.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.