Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23098
Título: A importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Isídio, Edicleide Justino da Silva
Palavras-chave: Ludicidade
Educação Infantil
Ensino/aprendizagem
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: A realidade de nossas escolas brasileiras que atendem as crianças pequenas de Educação Infantil, na maioria delas, não tem uma estrutura física apropriada para atender essa faixa etária. Aliada a isso vem à formação da equipe pedagógica que ainda é carente quando o assunto está ligado ao contexto da criança de Educação Infantil. Ainda não se tem um currículo que prioriza o lúdico de forma contextualizada com o ato de cuidar, brincar e desenvolver o ser de forma integral. Apesar dos estudos para aperfeiçoamento e mudanças no currículo que envolve o fazer pedagógico da Educação Infantil, ainda há uma grande parcela dos que compõe as entidades educativas que consideram o brincar como uma perda de tempo, desvalorizando essa atividade que, realizada com planejamento e intencionalidade, é um dos pontos que mais favorece o desenvolvimento infantil. Neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo mostrar a relevância das práticas lúdicas na Educação Infantil para um bom desenvolvimento na aprendizagem das crianças. Trata-se de um estudo de caso e uma pesquisa de cunho bibliográfico e analítica qualitativa realizada em uma escola da rede pública municipal da cidade de Caiçara-PB. Realizou-se observação em sala de aula e aplicação de entrevista a docente da turma observada. A partir das considerações da legislação educacional brasileira e de teóricos como: Rolim, Guerra e Tassigny (2008); Figueiredo (2008); Melo, Mota e Brandão (2009); Barbosa e Hermida (2012); Hermida E Guimarães (2012); Teodoro (2013), tem-se uma visão de como deve ser o trabalho com as crianças de Educação Infantil. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que, sob a ótica de teorias e análises acerca das reflexões que esta pesquisa provocou, obtêm-se como resultado, sugestão de proposta de trabalho para que a escola possa melhorar sua prática educativa com as crianças de pré-escola.
Descrição: ISÍDIO, Edicleide Justino da Silva. A importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23098
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edicleide Justino da Silva IsídioPDF - Edicleide Justino da Silva Isídio1.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.