Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23099
Título: Um olhar para a atuação do sujeito que atua como cuidador escolar
Autor(es): Silva, Eliane de Andrade
Palavras-chave: Cuidador
Falta de Formação
Educação
Professor
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: No cenário educacional verificamos na aprendizagem personagens como o professor, o aluno, de diferentes necessidades, a família e um personagem muito importante o cuidador, cuidar segundo o Dicionário Online de Português significa:” ter cuidado, tratar de assistir: cuidar das crianças. Cogitar, imaginar, pensar, meditar: cuidar casos graves. Julgar, supor: cuidar ser uma pessoa importante”. E cuidador “é aquele que cuida, protege ou zela” conceito denotativo correspondente apenas a cuidados físico e fisiológicos, no entanto, devemos dar mais destaque ao termo em questão, pois, a expressão “cuidador” vai além e se faz muito relevante a presença deste profissional na educação, especialmente, porque esse cuidador é instrumento importante. foi verificado a necessidade desse profissional estar formado especificamente para atender melhor a proposta de educação inclusiva em capacidade na ação pedagógica do professor, existem na legislação artigos que preferencialmente garantem direitos as crianças com déficit que comprometem seu desenvolvimento cognitivo e essa lei insere o cuidador como profissional no âmbito educacional, para aqueles alunos com limitações referentes as Atividades da Vida Diária (AVD’S). Pensando nessa temática, o objetivo desse trabalho é verificar o nível de formação e capacitação dos cuidadores. De uma escola municipal na cidade de Mamanguape, PB para isso faremos um diálogo com autores como Boff (1999), Miranda (2003), Stainback (1999) e outros. A metodologia utilizada é uma pesquisa de campo qualitativa e analítica, a qual aplicamos um questionário com 15 questões. A amostra è de 4 funcionárias da escola – duas delas tem mais tempo na educação e pouca atuação na área de cuidadora o que equivale a menos de 2 anos e as outras duas cuidadoras tem menos de 1 ano na educação especial, pois uma das leis que determina esse profissional para acompanhante foi lançada em 2014 sendo, muito recente o cargo de cuidador na educação, com essa participação dos profissionais, a pesquisa busca entender e sugerir que o cuidador com formação ou capacitação construirá um aprendizado dos alunos de diferentes necessidades em uma ação pedagógica mais envolvida com o processo de inclusão escolar contribuindo com as atividades que o educador aplica. Neste ritmo observou-se que as cuidadoras precisam melhorar sua formação já que as mesmas acham que para contribuir com o trabalho do professor só precisa do curso de cuidador que afirmaram ter para tal profissão, e diante da lei não se tem obrigações para uma formação pedagógica.
Descrição: SILVA, Eliane de Andrade. Um olhar para a atuação do sujeito que atua como cuidador escolar. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23099
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane de Andrade SilvaPDF - Eliane de Andrade Silva1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.