Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23102
Título: Liberdade impressa nos acorde da poesia popular: uma leitura do caso Lula
Autor(es): Nascimento, Flávia da Silva
Palavras-chave: Cordel
Engajamento literário
Diretos humanos
Experiência estética
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Este trabalho traz uma leitura da poesia contemporânea de Cordel, observando as relações tecidas entre literatura e direitos humanos, com objetivo de verificar em que medida a arte literária pode aglutinar múltiplos aspectos da experiência humana por meio de fatores políticos, econômicos, culturais e comportamentais. Tem por objeto de estudo o folheto intitulado “Nós queremos LULA LIVRE porque LULA É INOCENTE”, de autoria do poeta potiguar Joaquim Crispiniano Neto. Fundamentam esta leitura os estudos de Bosi (2015), Couto (2012), Denis (2002), Schwarz (2019), Candido (2204), Todorov (2009), dentre outros. Ao fazer questionamentos da realidade por meio da elaboração artística, demonstrando seu potencial de engajamento, o texto de cordel não se limita a falar sobre os dramas do cotidiano, convidando o leitor a experienciá-los de um modo poético. Nesse processo em que o leitor vive a percepção estética e a percepção prática, a poesia adquire o potencial de contribuir para a educação cidadã de forma diferenciada.
Descrição: NASCIMENTO, Flávia da Silva. Liberdade impressa nos acorde da poesia popular: uma leitura do caso Lula. 2019. 34 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23102
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia da Silva NascimentoPDF - Flávia da Silva Nascimento501.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.