Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23104
Título: O movimento das lavadeiras e empregadas domésticas: expressões da educação popular na década de 1980
Autor(es): Silva, Fabiana Lima da
Palavras-chave: Lavadeiras
Empregadas domésticas
SEDUP
Educação Popular
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo resgatar a história de uma organização de mulheres criada em Guarabira/PB na Década 1980, intitulada “Movimento das Lavadeiras e Empregadas Domésticas”. Esta organização atuou na perspectiva da Educação Popular e trouxe significativas contribuições para a organização do grupo de mulheres que dela participavam. Nessa construção, o SEDUP – Serviço de Educação de Popular – foi um parceiro ativo na construção e realização desse momento no tocante ao acesso à educação, visando à busca por garantia e melhoria de direitos trabalhistas e sociais. Como procedimentos metodológicos que permitiram a realização deste estudo, destacamos o desenvolvimento de uma pesquisa de caráter documental e bibliográfico, em documentos do SEDUP e do próprio Movimento das Lavadeiras, acrescidos às leituras teóricas, bem como a aplicação de entrevista semiestruturada com mulheres que integraram o referido movimento. Objetivamos, assim, reconhecer como a organização das mulheres desse movimento trouxe contribuições para as atividades laborais que elas exerciam. Por meio deste estudo foi possível considerar que a relevância desse trabalho se dá no conhecimento e na análise da conjuntura em que essas mulheres estavam inseridas e como elas foram símbolo de resistência, visando à igualdade e a justiça social de maneira que conseguiram a promoção e a garantia de direitos trabalhistas e sociais que lhes eram negados, como legado da luta destas mulheres.
Descrição: SILVA, Fabiana Lima da. O movimento das lavadeiras e empregadas domésticas: expressões da educação popular na década de 1980. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23104
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Lima da SilvaPDF - Fabiana Lima da Silva1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.