Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23105
Título: Tecnologia e educação: por que as TICs interessam ao professor e qual o impacto delas na prática pedagógica?
Autor(es): Barbosa, Francielly Benício
Palavras-chave: Tecnologia
Educação
Ensino/Aprendizagem
Uso das TIC’s
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: Este estudo discorre sobre as TICs (Tecnologia Informação e Comunicação) como apoio pedagógico para auxiliar na melhoria básica da educação. Assumindo um papel crucial na sociedade que estamos, com o surgimento da nova era digital. A tecnologia traz mudanças fazendo que o professor, aluno e instituição aprendam e pensem de uma forma diferente. O trabalho tem como objetivo analisar as TICs e sua incorporação na sala de aula ajudando para aumentar o acesso à informação tendo assim uma educação de qualidade. Foi feita uma pesquisa qualitativa por ser mais pertinente aos objetivos deste trabalho. O uso das TICs em sala de aula é um recurso que visa contribuir para o desenvolvimento dos alunos. As TICs no dia a dia reforçam a aprendizagem do aluno, na medida em que ambos (professor e alunos) saem ganhando. Sabemos que muitos professores encontram dificuldades em trabalhar com as TICs em criar atividades pedagógicas, porém, é essencial a prática para complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Este trabalho propõe aos professores um enriquecimento que favorece um melhor desempenho entre o professor e aluno. Quanto ao aspecto metodológico foi formatado e aplicado um questionário para os professores onde foi o público alvo desta pesquisa. O resultado dessa pesquisa ressalta que as TICs são de suma importância no ensino aprendizagem, o uso da mesma incentiva é motivar o aluno, e transformar a prática docente, dando a oportunidade de trabalharem de forma dinâmica, usar novas estratégias para melhorar a prática docente, criando uma maior interação entre o aluno/professor e professor/aluno realizando assim um aprendizado colaborativo. Para haver toda essa evolução o professor deve ter uma formação adequada para trabalhar de forma dinâmica e sabendo utilizar corretamente as TICs. Por isso é um fator de suma importância a formação continuada para que haja essa interação entre o professor e as TICs e que possam ao mesmo tempo está dentro dos padrões da sociedade que vive exclusivamente para a tecnologia e seus avanços.
Descrição: BARBOSA, Francielly Benício. Tecnologia e educação: por que as TICs interessam ao professor e qual o impacto delas na prática pedagógica? 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23105
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francielly Benício BarbosaPDF - Francielly Benício Barbosa1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.