Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23110
Título: Práticas de leitura no ambiente escolar: a experiência do projeto Descobrindo os deleites da leitura e da escrita
Autor(es): Nário, Ana Maria da Silva
Palavras-chave: Leitura na escola
Formação de leitores
Projeto de leitura
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: A aprendizagem da leitura é fundamental para a vida em sociedade, por isso o estímulo ao ato de ler deveria ser iniciado desde a primeira infância, no berço familiar. Porém, devido a fatores de caráter sociocultural e econômico da própria família, a motivação à leitura nessa instituição nem sempre acontece. Diante disso, muitas crianças só têm acesso a leituras quando chegam à escola, esta então exerce uma importante função na formação de leitores. Todavia, o ensino de leitura no ambiente escolar tem deixado muito a desejar, visto que, muitas vezes, o texto é usado apenas como pretexto para exercícios e avaliações, com isso pouco tempo é dedicado para a leitura por prazer e sem fins avaliativos. Devido a condições internas e externas à escola, muitos educandos enfrentam sérias dificuldades para se desenvolverem como leitores. Tendo em vista esse cenário e considerando a importância do ensino de leitura na escola, este trabalho está direcionado pelos seguintes questionamentos: por que e como surgiu o projeto Descobrindo os deleites da leitura e da escrita e que contribuições essa ação docente trouxe para seus participantes? A partir destas questões, o objetivo foi o de identificar os fatores que motivaram a realização do projeto Descobrindo os deleites da leitura e da escrita na escola municipal Bento Tenório de Sousa no município de Monteiro-PB e refletir sobre os impactos que as ações desse projeto trouxeram para aqueles que participaram dele. Para tanto, vale-se de uma abordagem qualitativa com finalidade descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com a professora que desenvolveu o projeto supracitado e com três alunos dos anos finais do ensino fundamental que participaram assiduamente dessa prática de promoção à leitura. Teoricamente, apoia-se nos estudos de Ferrarezi e Carvalho (2017), Giardinelli (2010), Oliveira e Antunes (2013), Martins (2006), dentre outros. Através das análises, percebeu-se que as motivações da professora para desenvolver o projeto foram baseadas nas dificuldades de leitura dos seus alunos, o que causava déficit na aprendizagem deles. Resultados como esforço pessoal, autoconfiança, participação nas atividades de sala de aula, melhor comportamento e melhor fluência na leitura foram percebidos nos discentes que participaram do projeto, tanto pela educadora como por eles próprios. Logo, constata-se que mesmo diante das precárias condições da educação brasileira atualmente, é possível que cada professor, dentro da sua realidade, desenvolva um trabalho significativo com a leitura na escola por meio de estratégias que visem despertar o gosto por ler, como também de conduzir os educandos a se tornarem leitores plenos.
Descrição: NÁRIO, A. M. S. Práticas de leitura no ambiente escolar: a experiência do projeto Descobrindo os deleites da leitura e da escrita. 2020. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23110
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Maria da Silva Nário.pdfPDF - Ana Maria da Silva Nário1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito52.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.