Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23113
Título: Duas leituras do conto de fadas: a bela e a fera na atualidade
Autor(es): Trajano, Gerlane Rodrigues
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Conto Clássico
Conto Moderno
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir acerca de duas leituras do conto de fadas: o clássico “A Bela e a Fera” de Mme. Leprince de Beaulmont (1756) e o moderno “Luz Verde”, de Carlos Queiroz Telles (1993). O referencial teórico embasou-se nos autores Coelho (2000), Bettelheim (2001), Corso e Corso (2006), Colomer (2017), Cademartori (2006), dentre outros. Pretende-se com este trabalho identificar e analisar a representatividade da mulher através do deslocamento da personagem Bela em “Luz Verde” em comparação com a Bela em “A Bela e a Fera”. Partimos do pressuposto de que o papel social da mulher assume outra forma na contemporaneidade. Ademais, discutiremos acerca da desconstrução da idealização da beleza exterior. Construímos nosso trabalho no estudo acerca da literatura infanto-juvenil, através da análise do gênero: conto de fadas. Constatamos a importância dos contos para a construção individual e coletiva das crianças e jovens, ouvintes e leitores, no seu contexto social.
Descrição: TRAJANO, Gerlane Rodrigues. Duas leituras do conto de fadas: a bela e a fera na atualidade. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23113
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Rodrigues TrajanoPDF - Gerlane Rodrigues Trajano3.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.