Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23118
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Camila de Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T00:27:40Z | - |
dc.date.available | 2021-03-09T00:27:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23118 | - |
dc.description | SILVA, M. C. de A. Atendimento educacional especializado: análise sobre a trajetória da educação especial e suas práticas pedagógicas nos dias atuais. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). - Universidade Estadual da Paraíba, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As salas do Atendimento Educacional Especializado fazem parte das diretrizes da educação inclusiva, pois visam possibilitar a acessibilidade, inclusão e recursos para a aprendizagem de estudantes com deficiência. A legislação que discorre sobre o AEE, percorreu um longo caminho até ser tratado como um direito fundamental e garantido por leis para as pessoas com algum tipo de deficiência. O presente trabalho tem por escopo analisar sutilmente a trajetória da Educação, uma vez que esse não é o objetivo principal da pesquisa, e trazendo com mais afinco a Educação Especial e as práticas pedagógicas das salas do Atendimento Educacional Especializado. Sendo assim, este trabalho utilizou a metodologia de caráter qualitativo para realizar sua linha de pesquisa, se baseando, portanto em dois questionários realizadas com professoras de sala do AEE, onde foram realizadas onze perguntas que incluíram os procedimentos e requisitos essenciais aos profissionais atuantes nas salas multifuncionais, bem como, foi questionado no que tange à relação entre os professores da sala regular e os professores do AEE. Porém, além dos questionários como base para análise buscou-se complementação em livros, revistas digitais e artigos científicos, autores como Fujita (2018), Gugel (2007), Tezzari e Baptista (2011) e Cláudio Roberto (2011) fazem parte do rol de teóricos estudados para fundamentar esse trabalho. Os questionários aplicados com duas profissionais da educação especial relatam o cotidiano vivido pelos alunos com necessidades educativas especiais e por parte da equipe escolar. No decorrer do trabalho é notório a importância que a educação especial tem, e os desafios que a mesma enfrenta, já que se trata de um segmento relativamente novo, uma vez que, a educação inclusiva foi implantada no Brasil há pouco tempo, o que ficará nítido nas passagens que tratam das leis e diretrizes da educação e do assunto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Me. Ruth Barbosa de Araújo Ribeiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Práticas inclusivas | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.title | Atendimento educacional especializado: análise sobre a trajetória da educação especial e suas práticas pedagógicas nos dias atuais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Maria Camila de Aguiar Silva.pdf | 531.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Termo de Depósito- PDF.pdf | 2.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.