Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23122
Título: Representações do moderno em Umbuzeiro: uma cidade em transformação (1910-1930)
Autor(es): Maciel, Ana Márcia
Palavras-chave: Umbuzeiro-Paraíba
Historiografia
Modernização
Transformação Urbana
Data do documento: 17-Jul-2020
Resumo: A cidade é um organismo vivo que guarda memórias, desejos e transformações ao longo do tempo; fator que tem inspirado muitos escritos sobre este fenômeno humano, de forma especial no que tange a Paraíba. Nessa perspectiva, buscamos compreender a dinâmica social do processo de modernização ocorrido na cidade de Umbuzeiro no início do século XX, mapeando os espaços urbanos que adquirem os signos do moderno e quais camadas sociais que tiveram acesso aos melhoramentos urbanos e de que forma impactam o cotidiano das pessoas. Frente a tais objetivos, investigamos as diversas representações dessa urbe em transformação e suas relações com as elites locais que a influenciaram. Destarte, para construir nossos escritos nos apoiaremos em autores como Walter Benjamim (1991), Eliane Morelli Abrahão (2010), Sandra Jatahy Pesavento (1995), Maria Izilda Santos de Matos (2002), Gervácio Batista Aranha (2005) que tanto nos ajudam a pensar a cidade, o moderno, as rupturas e permanências no cotidiano das urbes que são atravessadas pelos projetos políticos de modernização, embelezamento e civilidade. Como também, apoiamos a nossa pesquisa em fontes que nos permitiram acessar vestígios do passado, são eles: anuários, inventários post morten, mensagens presidenciais, periódicos, fotografias, entre outros, que contribuíram para a construção da narrativa histórica sobre a cidade de Umbuzeiro e suas transformações urbanas.
Descrição: MACIEL, A. M. Representações do moderno em Umbuzeiro: uma cidade em transformação (1920-1930). 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Local) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23122
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Márcia Maciel.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf73.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.