Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23136
Título: | Recursos didáticos nas aulas de geografia: narrativas autobiográficas de estágio supervisionado |
Autor(es): | Barros, Ualison Iuri Gouveia |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Recursos didáticos Estágio supervisionado |
Data do documento: | 30-Nov-2020 |
Resumo: | O trabalho Recursos Didáticos nas Aulas de Geografia: Narrativas Autobiográficas de Estágio Supervisionado nasce a partir das reflexões e vivências durante o período de formação no curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e é resultante das minhas experiências enquanto estagiário. Desta forma, o objetivo deste trabalho se deu em investigar a importância do uso de recursos didáticos nas aulas de Geografia para o nível de ensino fundamental a partir das vivências de estágio supervisionado. Para tanto, o recorte empírico se deu na Escola Estadual Dr. Trajano Nóbrega localizada em Soledade–PB onde se realizou o estágio de observação, e a Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, em Campina Grande–PB onde se realizou o estágio de regência. Como objetivos específicos pretendi discutir sobre o estágio supervisionado e sua contribuição para a formação inicial do professor; analisar a utilização de recursos didáticos para aulas de Geografia mais dinâmicas e significativas; entender o papel do professor de Geografia em realidades distintas nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, tive como aporte metodológico a pesquisa autobiográfica, utilizando como fonte minhas experiências narrativas identificando o que realmente foi formador para meu perfil profissional, além de documentos curriculares, questionários e atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado. Dessa forma, foi possível vislumbrar realidades distintas e ponderar aulas com auxílio dos recursos didáticos acessíveis ao docente, efetuando o ensino e aprendizagem de Geografia na busca de realizar uma disciplina escolar na qual propicia aos alunos o despertar crítico para a sociedade na qual estão inclusos. Portanto, esta pesquisa possibilitou a reflexão das minhas experiências de formação docente, de modo geral, através dos contextos educacionais nos quais estava inserido, tal qual, compreender os recursos didáticos como ferramentas facilitadoras para que podemos emergir uma ciência reflexiva no âmbito escolar. |
Descrição: | BARROS, U. I. G. Recursos didáticos nas aulas de geografia: narrativas autobiográficas de estágio supervisionado. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23136 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ualison Iuri Gouveia Barros.pdf | PDF - Ualison Iuri Gouveia Barros | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito .pdf | Termo de depósito | 853.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.