Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23142
Título: Amor, ódio e morte: uma análise do personagem Frederico Clegg no romance O Colecionador de John Fowles
Autor(es): Oliveira, Isabelly de
Palavras-chave: Amor
Obsessão
Dor
Morte
Data do documento: 11-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar, sob o olhar da Psicanálise, o comportamento e os conflitos psíquicos do personagem Frederico Clegg no romance O colecionador (1980), do escritor inglês John Fowles. A metodologia dessa pesquisa é bibliográfica, qualitativa e interpretativa. Trata-se de uma análise literária tendo em vista que nossa pretensão é analisar o comportamento do personagem Frederico Clegg com base nas contribuições de teóricos que em suas pesquisas e elaborações enfocaram a dor de amar e de perder o ser amado, como: Sigmund Freud (1996), Juan David-Nasio (2007), Marina Colasanti (1984) e Maria Rita Kehl (1987). O romance retrata a dor psíquica do personagem Frederico que por amar a personagem Miranda e não ser correspondido, trama um rapto e confinamento da amada na esperança de conquistá-la e tê-la como esposa. O amor dele torna-se cada vez mais obsessivo e passa a agir de forma cruel e perversa, recorrendo a castigos e punições por ser rejeitado e ter seu plano de casar com ela, fracassado. E assim o personagem é incapaz de ajudar sua amada a se recuperar de um resfriado, deixando-a a morrer por medo de perder para outra pessoa. Logo, o personagem passa a buscar em outra jovem o amor que não conseguiu com Miranda, agindo da mesma forma para suprir sua dependência afetiva, que supomos ter sido originada pela falta de amor e segurança dos pais nos seus primeiros anos de vida.
Descrição: OLIVEIRA, Isabelly de. Amor, ódio e morte: uma análise do personagem Frederico Clegg no romance O Colecionador de John Fowles. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23142
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabelly de Oliveira.pdfPDF - Isabelly de Oliveira534.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.