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Título: A construção do Ethos/Pathos da mulher no romance A Letra Escarlate: um ponto de vista dialógico-discursivo
Autor(es): Ferreira, Hacmone Barbosa
Palavras-chave: Retórica de Aristóteles
Teoria Dialógica da Linguagem
Interação
Construção da Mulher
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Esta pesquisa analisa o ethos/pathos da mulher no romance A letra escarlate. Para tanto, nós utilizamos duas teorias para fundamentar esse estudo, a Retórica de Aristóteles e a Teoria Dialógica da Linguagem (TDL). Na primeira, identificamos elementos axiológicos que compõem as paixões e o caráter do ser humano, ou seja, trata-se tanto dos sentimentos afetivos quanto da construção do caráter moral dos indivíduos. Na segunda, tratamos do método sociológico o qual discorre vozes discursivas, nas quais os sujeitos organizados interagem produzindo enunciados concretos e inacabados como forma de perpetuar os diversos usos da língua. Tal análise utilizou-se do método qualitativo interpretativista. Como corpus de análise utilizamos o romance A letra escarlate escrito em 1850 por Nathaniel Hawthorne, que aborda uma temática com base em premissas religiosas do século XVII. No corpus foram identificadas as vozes que, discursivamente, constroem a personagem Hester Prynne como uma mulher que cometeu adultério e que é construída através das valorações sociais e morais. Dessa forma, podemos perceber que a personagem é constituída pelas vozes sociais e ideológicas que, juntas, constroem a sua imagem a partir da cultura e dos ritos da comunidade puritana. Ademais, concluímos que as vozes discursivas influenciam o sujeito tanto em seus valores morais quanto afetivos e que de certa forma, seja no romance ou em um contexto verdadeiro/realidade, o sujeito é parte constitutiva da interação verbal.
Descrição: FERREIRA, Hacmone Barbosa. A construção do Ethos/Pathos da mulher no romance A Letra Escarlate: um ponto de vista dialógico-discursivo. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23147
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