Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23152
Título: De Santa Clara à Cecília Meireles: pequenas incursões pelo campo deserto e divino paraíso
Autor(es): Oliveira, Kalliny Bezerra de
Palavras-chave: Literatura brasileira
Lirismo e religiosidade
Cecília Meireles
Pequeno oratório de Santa Clara
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Cecília Meireles é uma escritora e poetisa de estética literária do Modernismo. A sua poesia é marcada pelo lirismo através do olhar profundo que revela a si própria em cada poema. Consagrada pelos seus poemas, que possuem uma diversidade de temas como a morte, a efemeridade das coisas, a fugacidade da vida, a celebração do simples, entre outros, sendo assim, o presente trabalho analisa cinco poemas da obra Pequeno oratório de Santa Clara (2014), com o intuito de identificar os aspectos lírico-­estruturais que coisificam o viés espiritual avivado no período em que a autora participou da revista Festa. Utilizamos os pressupostos teóricos: Ávila (2013), Bosi (1987), Candido (2006), Gouvêa (2007) e Fonteles (2010), entre outros que se aproximam da poesia ceciliana. Nessa perspectiva analítica, notamos que o lirismo e a espiritualidade são marcas importantes na obra e que a autora possibilita um contato com o leitor por meio da sensibilidade
Descrição: OLIVEIRA, Kalliny Bezerra de. De Santa Clara à Cecília Meireles: pequenas incursões pelo campo deserto e divino paraíso. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23152
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalliny Bezerra de OliveiraPDF - Kalliny Bezerra de Oliveira534.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.