Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23154
Título: Espaços literários: um estudo sobre os espaços sociais e psicológicos em Vidas Secas, de Graciliano Ramos
Autor(es): Silva, Kaaren Beathriz
Palavras-chave: Vidas Secas
Graciliano Ramos
Espaço
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: O objeto de estudo deste artigo é a obra Literária de Graciliano Ramos Vidas Secas (1938), que narra a história de uma família de andarilhos em busca da estabilidade em meio ao sertão brasileiro. O objetivo geral é analisar a função do espaço no romance, enquanto que os objetivos específicos são: conceituar Espaço Social e Psicológico, partindo dos estudos de Oliveira e Santos (2001); Lins (1976); Brandão (2013), entre outros; verificar como estes manifestam e atuam na obra; e, finalmente, discorrer sobre como o inferno surge de forma simbólica na comparação do espaço bíblico com a terra de coloração vermelha habitada pelas personagens. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e bibliográfica. Em Vidas Secas há ocorrências de Espaço Social e Psíquico. O estudo aponta que o espaço na obra, unido a outros elementos do gênero narrativo (personagem, narrador, tempo), funciona construindo e reforçando significados que se somam ao entendimento global do romance.
Descrição: SILVA, Kaaren Beathriz. Espaços literários: um estudo sobre os espaços sociais e psicológicos em Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 2019. 15 f. Artigo (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23154
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaaren Beathriz SilvaPDF - Kaaren Beathriz Silva372.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.