Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23155
Título: Entre o ensino de gramática e a práxis linguística: descontinuidades e continuidades nas convenções de ensino em língua portuguesa e suas representações sociais
Autor(es): Freire, Kássia de Sousa
Palavras-chave: Ensino de gramática
Práticas de ensino
Linguística
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho pretendeu investigar o ensino de gramática e a práxis linguística no Ensino Fundamental II, analisando sob a ótica das (des)continuidades nas práticas de ensino de língua portuguesa e suas representações sociais, tentando promover uma reverberação sobre a gramática normativa e os conteúdos obrigatórios da grade curricular de Língua Portuguesa que começa nos anos iniciais da educação básica e perdura a posteriori. E o que pensam e o que fazem os professores diante desse cenário investigativo? É notório que este conteúdo vem sendo passado de maneira mecanizada. Nesse sentido, o ponto fundamental a ser discutido é saber quais são as causas que levam o ensino de Língua Portuguesa ao fracasso. Gramática Prescritiva, expressão que de imediato já engloba um espectro de atitudes e métodos encontrados no período de estudos anterior ao advento da linguística. A razão de se pesquisar sobre ensino de gramática: teoria e prática se justificam por vários motivos. Em primeiro lugar, a despeito de poder examinar quais temas geradores vêm sendo abordados a partir da representação da escrita como objeto social que possibilita a interação entre as pessoas e, de certa forma, como isso se torna subtendido através da concepção de linguagem como meio dessa interação. Tendo como pano de fundo alguns autores como Bakhtin (2011), revelando que a interação humana se institui por meio do viés da linguagem, com sujeitos partícipes de diálogos. Moscovici (2012) que visa que à representação social construída pelos alunos é primordial para o processo de aprendizagem. Monteiro (2002), que se encarrega de tratar a estrutura e os processos de flexão e formação de palavras. Dionísio & Bezerra (2005), que trazem duas tendências no tratamento das classes gramaticais em livros didáticos, dentre outros. É difícil até generalizar sobre uma variedade tão ampla de abordagens, porém é preciso compreender a maneira que passam o ensino da gramática não pode ser restrito apenas à modalidade escrita, visto que as sociedades são múltiplas e se interagem em vários modos semiológicos. Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica em fontes primárias com consultas de livros na área de língua portuguesa (que tratem da temática). Bem como, em fontes secundárias (artigos, periódicos, revistas, publicações especializadas), dentre outros.
Descrição: FREIRE, Kássia de Sousa. Entre o ensino de gramática e a práxis linguística: descontinuidades e continuidades nas convenções de ensino em língua portuguesa e suas representações sociais. 2019. 23 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23155
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kássia de Sousa FreirePDF - Kássia de Sousa Freire378.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.