Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23159
Título: A revolução dos bichos: manipulação e poder em Napoleão
Autor(es): Costa, José Wellington Alves da
Palavras-chave: Discurso
Poder
Revolução dos Bichos
Napoleão
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: Este artigo tem por objetivo fazer uma análise do discurso do porco Napoleão presente no romance da literatura inglesa A Revolução dos Bichos, publicada em 1945 por George Orwell. A discussão da obra ocorre em torno do discurso de Napoleão, cuja oratória tem o intuito de manipular os demais personagens. Dessa maneira, os animais passam a obedecer aos preceitos do animalismo, em prol de um único ideal, o de uma utopia ou sociedade perfeita. Para fundamentar nossa discussão nos baseamos nos seguintes aportes teóricos: CÂNDIDO (2008), ORLANDI (2012), FOUCAULT (1996), SILVA E SEIDEL (2016), entre outros que dialogam com o tema proposto. Ao analisar o poder do discurso do líder da fazenda dos bichos, concluímos que, através do recurso alegórico, Orwell acaba gerando uma distopia, na medida em que Napoleão, ao ganhar o poder, torna-se efetivamente um membro da classe burguesa que ele tanto combate.
Descrição: COSTA, José Wellington Alves da. A revolução dos bichos: manipulação e poder em Napoleão. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23159
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Wellington Alves da CostaPDF - José Wellington Alves da Costa736.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.