Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23160
Título: Estruturação comercial da sociedade mesopotâmica
Autor(es): Araújo Júnior, José Herculano de
Palavras-chave: Comércio
Mesopotâmia
Oriente Próximo
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e discutir aspectos relacionados a emergência e desenvolvimento das práticas comerciais no processo de organização e controle econômico na Mesopotâmia, onde surgiram as primeiras civilizações. Para tanto, baseia-se nos contributos historiográficos de autores dedicados ao estudo das estruturas econômicas na Antiguidade, como Jaime Pinsky, Ciro Flamarion Cardoso, e à história da contabilidade, a exemplo de Paulo Schmidt, José Luiz dos Santos, Sergio de Iudícibus, dentre outros. Busca observar como se formou e estruturou o comércio na região da Mesopotâmia, procurando caracterizar suas práticas mais comuns. Como resultado, reitera a importância da existência e estruturação das relações comerciais para o desenvolvimento das primeiras civilizações, com seu sistema de valor simbólico e abstrato, refletindo socialmente em termos de viabilidade material, quanto de desenvolvimento cultural.
Descrição: ARAÚJO JÚNIOR, José Herculano de. Estruturação comercial da sociedade mesopotâmica. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23160
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Herculano de Araújo JúniorPDF - José Herculano de Araújo Júnior564.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.