Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23167
Título: Rafael de Carvalho: na arte e na política, um ator das causas libertárias
Autor(es): Lima, José Jordan Santos de
Palavras-chave: Comunismo
Repressão
Cultura Popular
Televisão
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: O objetivo deste trabalho é narrar a trajetória de vida do ator paraibano Rafael de Carvalho, principalmente sua atuação no teatro e TV, além de sua participação como ativista político. Para realização recorreu-se aos jornais da década de 1960/70, e analisou-se as manchetes referentes a esse ator, além de documentos do SNI – Serviço Nacional de Informação, os quais tratam da sua prisão. A documentação revelou a participação desse ator no cenário cultural, político e intelectual, dos anos de 1970 a 1981. Rafael de Carvalho era natural da cidade de Caiçara no estado da Paraíba de origem pobre se destacou nos programas de rádio e televisão da década de 70/80, ao mesmo tempo que era membro do Partido Comunista Brasileiro, o que não passou despercebido pelos veículos de repressão do regime militar. Porem na medida que buscou recordar suas origens assim como tratar de seus ideais políticos nas suas obras, passou a ser criticado pela elite intelectual em virtude de uma “carência acadêmica” em seus discursos. Das suas várias obras impressas um enfoque foi dado ao livro Boi da Paraíba de 1971 onde Rafael busca tratar de questões culturais recordando tradições de sua terra natal à medida que deixa sua marca no cenário brasileiro do período.
Descrição: LIMA, José Jordan Santos de. Rafael de Carvalho: na arte e na política, um ator das causas libertárias. 2019. 21 f. Artigo (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23167
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jordan Santos de LimaPDF - José Jordan Santos de Lima1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.