Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23173
Título: A ressignificação dos contos de fadas: uma desconstrução dos estereótipos das princesas clássicas
Autor(es): Santos, Jardilene Lopes dos
Palavras-chave: Literatura Infantil
Conto de Fadas
Princesas
Mulher
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a ressignificação dos contos de fadas abordando a desconstrução dos estereótipos das princesas clássicas através da Literatura Infantil, das adaptações e novas criações cinematográficas, que vem mostrando um novo modelo de mulher, fazendo com que as crianças e jovens se identifiquem com as personagens atuais tanto nas características físicas quanto comportamentais. Como embasamentos teóricos deste estudo foram utilizados: Lajolo; Zilberman (1999), Cunha (1999), Cademartori (2006) Arroyo (2011), Coelho (2000), Bettelheim (1980), Moreira (2003), entre outros. De jovens indefesas à espera de um príncipe encantado para alcançar a felicidade, as princesas passaram a lutar por sua independência e liberdade para escolher o seu próprio caminho. Portanto, concluímos que as princesas contemporâneas são a representação da mulher atual, que mudou seus objetivos de conquistas e que se aceita como é em uma resistência diária para quebrar os padrões estéticos e comportamentais impostos pela sociedade.
Descrição: SANTOS, Jardilene Lopes dos. A ressignificação dos contos de fadas: uma desconstrução dos estereótipos das princesas clássicas. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23173
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jardilene Lopes dos SantosPDF - Jardilene Lopes dos Santos3.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.