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dc.contributor.authorSantos, Emannuella Silva do Nascimento Correia dos-
dc.date.accessioned2021-03-18T10:22:13Z-
dc.date.available2021-03-18T10:22:13Z-
dc.date.issued2019-11-25-
dc.identifier.otherCDD 372.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23179-
dc.descriptionSANTOS, E. S. N. C. Influência da oralidade na escrita: a recorrência das marcas de repetição em produções textuais escritas de alunos do ensino fundamental anos finais. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo consistiu em analisar o fenômeno da repetição como uma marca da linguagem oral coloquial na escrita formal, a partir de textos produzidos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, em uma instituição de ensino localizada no Município de Areia, na Paraíba. Foi desenvolvida uma atividade de produção textual, considerando o gênero relato pessoal, da qual constatou-se a ocorrência das repetições, e problematizou-se o modo como elas aparecem no texto dos estudantes, chamando atenção para a relação entre a oralidade não-formal e a escrita formal. A pesquisa consistiu em um estudo qualitativo interpretativo das marcas de repetição nessas produções textuais, tendo como ponto de partida a experiência pessoal enquanto docente da disciplina de texto (produção e interpretação) nessa mesma escola. Observou-se nas produções analisadas que as repetições são recorrentes, relacionando-se, sobretudo, à oralidade não-formal. Os dados coletados mostraram que há uma repetição considerável de termos nos textos dos alunos, o que nos chamou a atenção, fazendo-nos estabelecer uma relação entre o oral e o escrito. Dessa forma, nota-se que as repetições, muito embora sejam advindas de traços da oralidade informal na escrita formal, acabam por contribuir para a coesão e a coerência entre as partes do texto, favorecendo, pois, a sua textualidade. O docente não deve apontar as marcas das repetições da língua oral não-formal enquanto uma noção de erro, mas compreender que o estudante faz uso de tal como forma de estabelecer a coesão de sua produção textual. Então, cabe ao docente analisar junto aos seus alunos o modo como essas repetições podem ser substituídas para construção da escrita formal. Assim, o estudo serve como uma forma de se repensar o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, sobretudo no que diz respeito à relação entre o oral e o escrito no campo da produção textual.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof. Dra. Dalva Lobão Assispt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectRepetiçãopt_BR
dc.titleInfluência da oralidade na escrita: a recorrência das marcas de repetição em produções textuais escritas de alunos do ensino fundamental anos finaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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