Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23180
Título: Trabalho remoto no TJPB em razão da pandemia Covid19: breve análise
Autor(es): Oliveira, Edjane Maria da Silva
Palavras-chave: Administração pública
Trabalho remoto
Poder judiciário
Serviço público
Data do documento: 15-Dez-2020
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever o processo de adaptação ao trabalho remoto pelo qual passou o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba e suas consequências em razão da pandemia vivenciada em 2020, cujo ano foi mais do que atípico; inimaginável ao cidadão comum. Surpreendidos pela pandemia ocasionada pelo vírus que se popularizou sob a denominação COVID-19, as pessoas, as instituições e o Poder Público, ou seja, todos os processos socioeconômicos, em todo o mundo, tiveram de se adaptar à nova realidade, posto que aludido vírus não possui protocolo curativo, apenas preventivo com o distanciamento social e a higienização ambiental. Em razão da inexistência de medicamentos curativos e diante da necessidade de prevenção, a indústria, o comércio, as instituições de ensino e todos os setores socioeconômicos tiveram de obedecer ao distanciamento social como medida de responsabilidade social corporativa. Nesse cenário, o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba tomou providências atendendo às determinações da Organização Mundial da Saúde e instituiu o trabalho remoto que, anteriormente, apontado como tendência, consolidou-se como modalidade possível. Desse modo, o presente manuscrito se trata, metodologicamente, de pesquisa dedutiva, consubstanciada através de revisão de literatura desenvolvida entre os meses de junho e dezembro de 2020, utilizando-se como fontes, prioritariamente, artigos científicos selecionados através dos descritores: trabalho remoto, pandemia, covid-19, responsabilidade social corporativa, impactos da covid sobre o trabalho, dentre outros. Isto posto, pode-se afirmar que o trabalho remoto alcançou sua finalidade no Tribunal de Justiça do Estado no que diz respeito à manutenção eficiente do serviço jurisdicional, conforme dados apresentados.
Descrição: OLIVEIRA, Edjane Maria da Silva. Trabalho remoto no TJPB em razão da pandemia Covid19: breve análise. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública Tecnólogo). Universidade Estadual da Paraíba. Campina grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23180
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Edjane Maria da Silva Oliveira.pdfPDF Edjane Maria da Silva Oliveira329.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito262.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.