Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23187
Título: Uma proposta de letramento literário com Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles
Autor(es): Pereira, Leycionne Bezerra
Palavras-chave: Literatura
Leitura de poema
Letramento Literário
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho objetiva uma proposta metodológica com a leitura literária infanto juvenil, especificamente, voltada para o gênero poético em sala de aula. Para tanto, é de extrema importância enfatizar o compêndio literário de poesia Infanto Juvenil “Ou Isto Ou Aquilo”, da autora Cecília Meireles, participante da segunda geração modernista no Brasil, ao qual iremos abordar três poemas deste livro, dentre os quais destacam-­se: “Uma Flor Quebrada, Ou Isto Ou Aquilo e o Último andar”. Sendo assim, o estudo se pauta nos pressupostos de Pinheiro (2018), Cosson (2014), Colomer (2003, 2007), entre outros que se articularam com o letramento literário. Nessa perspectiva, literatura ressignifica a linguagem enquanto prática social, e as escolas devem instigar o aluno a ler todos os gêneros literários, tendo em vista a cosmovisão de mundo que possibilita ao estudante, tornando o discente um ser mais consciente e produtivo referente as questões sociais, politicas, culturais, dentre outras, que emergem na sociedade.
Descrição: PEREIRA, Leycionne Bezerra. Uma proposta de letramento literário com Ou Isto ou Aquilo de Cecília Meireles. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23187
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leycionne Bezerra PereiraPDF - Leycionne Bezerra Pereira1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.