Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23188
Título: Igreja católica: religiosidade e política do Brasil império no brejo da Paraíba (Freguesia de Areia) 1880-1888
Autor(es): Costa, Luana Silva da
Palavras-chave: Igreja Católica
Política Imperial
Religiosidade
Poder
Data do documento: 12-Dez-2020
Resumo: Este artigo tem como objetivo esclarecer, qual o tipo de relação desenvolvia-se entre a Igreja Católica e a politica imperial, na então Freguesia de Areia -PB, a partir dos livros da Igreja (Tombo e Batismo). Para isto, a pesquisa propõe uma análise da Igreja Católica sob três aspectos: religiosidade (fé), sociedade e política, visando estabelecer um perfil desta instituição, que vai além da questão religiosa em si, considerando que esta também atua como ferramenta crucial de transformações sociais, bem como de influenciadora de opiniões, e até mesmo de posicionamentos políticos de lideranças, através de seus dirigentes (clero). Isto é, sendo a Igreja Católica modelo a se seguir, diante de uma sociedade extremamente fervorosa, interesses podem ser forjados e manipulados em nome da fé, mas que vinham a beneficiar apenas aqueles que detinham de fato o poder em mãos, como ficou evidente na análise dos livros pesquisados, considerando que, em relação ao Batismo, apenas os filhos legítimos e de brancos tinham este direito, pois nos livros de Batismo analisados (1883-1887), não foi registrado nenhum batismo de negro, é válido ressaltar que, trata-se do período que corresponde ao da crise da escravidão, visto que o fim da mesma era eminente. Em relação aos livros de Tombo, que viabilizam e registram toda e qualquer decisão tomada pela Igreja, enquanto instituição, é notório a presença de membros da elite política, à exemplo de militares, os quais participavam de todos os assuntos concernentes à Freguesia, bem como assinavam as atas das reuniões da Igreja, referentes a todas as decisões tomadas pela mesma, com exceção da escolha e nomeação dos clérigos. Tudo isso, muitas vezes com objetivos dúbios.
Descrição: COSTA, Luana Silva da. Igreja católica: religiosidade e política do Brasil império no brejo da Paraíba (Freguesia de Areia) 1880-1888. 2020. 21 f. Artigo (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23188
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Silva da CostaPDF - Luana Silva da Costa355.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.