Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23191
Título: Territorialidade quilombola: das vivências às manifestações culturais da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande/PB
Autor(es): Lira, Laíssa Dávila de Sousa
Palavras-chave: Territorialidade
Caiana dos Crioulos
Quilombolas
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo central verificar a relação existente entre as manifestações culturais da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, situada em Alagoa Grande/PB e a territorialidade como forma de manter a identidade remanescente negra de sua cultura. A escolha da temática aqui abordada é de relevante importância para o contexto histórico-literário e territorial dentro do município, levando em consideração os elementos culturais e sociais da mesma. O universo proposto é biográfico, entretanto, confunde-se com a história local do município paraibano, sua cultura e vivências. A importância identitária da cultura popular tradicional da comunidade, a exemplo das cirandeiras, do coco de roda e do pífano apresenta-se como maneira de resgate e manutenção territorial da mesma. Apresenta-se também como se deu através dos tempos a perpetuação dessas tradições – muitas delas, orais – e as diversas vozes que compõem Caiana dos Crioulos. Para isso, uniu-se a metodologia da história oral à pesquisa documental em periódicos, artigos e relatos etnográficos que buscam fortalecer a história e identidade territorial dessa comunidade. As ressignificações do passado realizadas no presente em Caiana dos Crioulos auxiliam seus moradores a tornar suas relações com o tempo e os auxiliam a constituírem suas próprias fronteiras frente ao seu lugar próprio no mundo.
Descrição: LIRA, Laíssa Dávila de Sousa. Territorialidade quilombola: das vivências às manifestações culturais da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, Alagoa Grande/PB. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23191
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laíssa Dávila de Sousa LiraPDF - Laíssa Dávila de Sousa Lira671.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.