Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23193
Título: História de vida e processos formativos: o que nos revelam as placas de conclusão do curso de Pedagogia da UEPB/Campus III
Autor(es): Amorim, Luciane Cristina Soares de
Palavras-chave: História de vida
Processos formativos
Placas de Conclusão de Curso
Curso de Pedagogia
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as histórias de vida e os processos formativos que se revelam nas placas de conclusão do Curso de Pedagogia da UEPB, Campus III, no Centro de Humanidades. A partir das placas de Conclusão de Curso identificamos elementos particulares e coletivos da sociedade dentro do seu tempo específico de feitura. Além, de promover o desenvolvimento da capacidade de reflexão e pesquisa. Para fins metodológicos fiemos um recorte temporal para análise e coletas de dados a partir de Placas entre os anos de 2012 à 2018 como fonte de pesquisa seus usos e possibilidades de leituras. A apreciação e a análise de imagens, por meio do conhecimento e da sensibilidade, possibilitam identificar as posições éticas, estéticas e políticas dos indivíduos. Para a realização deste artigo, utilizamos como base teórica: Freud (1969) até estudiosos contemporâneos como Abrahão (2003), Delory – Momberger (2006), Casey (1995) e outros, realizamos uma pesquisa de campo, onde observamos algumas placas de conclusão de Pedagogia do Campus III. Como a leitura de imagens implica compreensão, entendimento e significação, é preciso ir além do que se vê, romper com a superficialidade do visível e imediato, aprofundar o olhar para o que estiver sugerido e implícito na obra, como identificar histórias de vida e processos formativos.
Descrição: AMORIM, Luciane Cristina Soares de. História de vida e processos formativos: o que nos revelam as placas de conclusão do curso de Pedagogia da UEPB/Campus III. 2019. 34 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23193
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciane Cristina Soares de AmorimPDF - Luciane Cristina Soares de Amorim794.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.