Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23196
Título: O Tea no gênero feminino e masculino um estudo comparativo
Autor(es): Andrade, Lidiane da Silva Santos
Palavras-chave: TEA
Gênero
Diagnóstico
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O TEA significa Transtorno do Espectro Autista, capaz de comprometer as habilidades de comunicação e interação social, provocando alterações de comportamento como bloqueios na forma de expressar ideias e sentimentos, assim como comportamentos incomuns à exemplo da ecolalia e movimentos estereotipados. Quando se manifesta em meninas percebemos diferenças comportamentais em relação ao gênero masculino. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é estudar o autismo em uma aluna do 5° ano do ensino fundamental da escola Professor Geraldo Costa, localizada na cidade de Alagoa Grande - PB e identificar o que a diferencia de um autista do gênero masculino da mesma escola e classe. Para isso, foi realizado um diálogo com os autores Cunha (2009), Salomão (2012) e Silva (2012) no desenvolvimento dessa pesquisa, tendo como metodologia escolhida uma pesquisa qualitativa baseada num estudo de caso, com o intuito de investigar sobre a temática através de observação em campo e coleta de dados. Além disso, foi realizada uma análise exploratória em seu contexto familiar, buscando entender o seu processo de diagnóstico, diferença comportamental e desenvolvimento intelectual, no qual os resultados apontam que o TEA no gênero feminino, no caso estudado, possui características semelhantes ao TEA no gênero masculino, enfatizando que as diferenças comportamentais em ambos acontece devido ao processo de intervenção, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e tratamento especializado, possibilitando um melhor desenvolvimento cognitivo e social. Por fim, foi constatado que, mesmo inicialmente em ambos os gêneros o TEA tenha se manifestado de forma semelhante, o gênero feminino mostrou-se ter grandes avanços no seu desenvolvimento. Já o gênero masculino – desconsiderando diferenças no índice de autismo ou possibilidade de erro clínico – mostrou apresentar por mais tempo um comportamento mais reservado. Entretanto, vale salientar que foi avaliada uma pequena amostra, sendo necessário em futuras pesquisas aplicar as mesmas metodologias definidas nesta pesquisa para se chegar a uma conclusão mais precisa.
Descrição: ANDRADE, Lidiane da Silva Santos. O TEA no gênero feminino e masculino um estudo comparativo. 2019. 31 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23196
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane da Silva Santos AndradePDF - Lidiane da Silva Santos Andrade1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.